top of page
Histórico

Adorar a Jesus Cristo seguindo seus ensinamentos deixados na Bíblia é o pilar fundamental das religiões pronunciadas cristãs. Cada qual segundo seus princípios e crenças estabelecem seu cânone litúrgico e validam suas devoções com o fim de atender os pedidos do Cristo, para os cristãos o filho de Deus e alcançar, dessa maneira, a salvação eterna das almas dos seus fiéis, uma vida pós morte em um lugar puro e paradisíaco.

 

 

Dentro da Igreja Católica Apostólica Romana há um número considerável de devoções a uma infinidade de entidades divinas. No meio destas a um destaque para as práticas que envolvem a devoção ao Sagrado Coração por está intimamente ligado a figura central de Jesus.

 

 

 Cultuar de alguma maneira o Sagrado Coração representado pela figura de Jesus com seu coração exposto, coroado de espinhos, sangrando e flamejante é uma forma de devoção que tem suas origens na Europa no período da Idade Média. Textos escritos no século XIII com considerações das monjas beneditinas Gertrudes de Helfta e Matilde de Hackerborn, consideradas santas pela igreja católica, continham referencias a essa devoção.

 

Mais tarde, no século XVII, aparições milagrosas do próprio Jesus na capela de Paray-le-Monial, Borgonha, França, a freira Margarida Maria Alacoc, canonizada em 1920, instigam o fervor religioso em torno do Sagrado Coração. Santa Margarida teve visões de Cristo, apontando para o seu coração exposto, fazendo promessas aos que lhe fossem fiéis e atendessem seus pedidos. Duas dessas promessas eram: “Abençoarei as casas em que se achar exposta e for venerada a imagem do meu coração”; “A todos os que comungarem nas primeiras sextas-feiras de nove meses consecutivos, darei a graça da perseverança final e da salvação eterna”.

 

 

Baseando-se na promessa imagens do sagrado coração foram entronizadas nos lares. Missionários ordenados pelo papa foram enviados pelo mundo empenhados em propagar a devoção as promessas de cristo e a entronização da imagem nos lares. O padre Mateo Crawley-Boevey foi um grande divulgador da entronização ordenado pelo papa X em 1907.

 

 

Depois de feita a entronização da imagem e a consagração da casa ao Sagrado Coração é recomendado que a celebração seja renovada anualmente na data do aniversário da mesma é a chamada Renovação da Consagração Solene do Lar ao Sagrado Coração de Jesus.

 

    bottom of page